quarta-feira, 30 de março de 2011

Dica de Leitura

A Ocidentalização do Mundo: ensaio sobre a significação, o alcance e os limites da uniformização planetária 
de Serge Latouche


Um livro que vale a pena ser lido se não por vontade própria mas também por obrigação. Nele Latouche nos faz refletir sobre a uniformidade atual que pode ser vista em muitos aspectos e mais ainda no futuro. Uma vez que o futuro já começou e a nossa padronização cultural também. Latouche vem questionar na página 12 se "a ocidentalização do mundo e do nível de vida poderia prosseguir ilimitadamente, varrer todos os obstáculos e chegar a uma verdadeira uniformização do mundo?". Contudo ainda otimista, como ele sempre o é, acrescenta com outra indagação e a esta cabe a nós sociedade pensante e atuante responder a ela com dignidade e destreza. " Se os obstáculos se mostrassem insuperáveis, fortalecendo-se com as próprias contradições do projeto universalista, seria possível contar com vias alternativas?". Nesse ponto o decrescimento mostrasse como tal alternativa e como meio de se encontrar nosso caminho de volta aos princípios da vida humana, na verdadeira razão de viver pelo bem-estar e pela qualidade de vida baseada na simplicidade do viver sem a obrigação de sermos eternos escravos da sociedade do consumo e do crescimento desenfreado.
Fica a dica. Leia! Você não irá se arrepender.
De uma discípula de Latouche a todos aqueles que acredita na razão da existência humana.
Jaqueline Gonçalves.

2 comentários:

  1. Oi! prazer, vi q vc segue meu blog e olhei o seu, me interessou: Decrescimento sustentavel, pq isso?

    ResponderExcluir
  2. O Decrescimento é um slogan, utilizado por Serge Latouche para divulgar uma nova proposta de desenvolvimento econômico, ele sugere a mudança de lógica na economia, com este slogan ele tenta impactar a sociedade bem como os teóricos do crescimento ilimitado, de forma a fazé-los refletir sobre a forma de desenvolvimento praticada até hoje, para tanto ele propõe a mudança de paradigma econômico.
    Decrescimento porque, infelizmente estamos a beira do caos ambiental, e a biosfera já não suporta a forma de consumo com a qual estamos acostumados, temos que rever nos modos de vida e rever a economia no seio do meio ambiente, uma boa forma para isso seria a redução do consumo e o fim da obsolescência programada, que provoca o consumo exagerado, bem como a publicidade, que faz do consumidor um escravo, pois quando este mal adquiri um produto ele logo está ultrapassado e portanto será descartado e o indivíduo é motivado pelo apelo da propaganda a comprar outro “melhor e mais novo”.
    O decrescimento se faz necessário porque já não há lógica nessa máquina infernal que é o crescimento desenfreado, uma vez que o mundo é finito, portanto é impossível que o crescimento seja infinito. Precisamos pensar a mudança para então concretiza-la. E agir enquanto ainda há tempo para isso, através do decrescimento, se possível sereno, convivial e sustentável.

    ResponderExcluir