sábado, 30 de abril de 2011

O Círculo Virtuoso do Decrescimento por Serge Latouche




"Concretamente, una sociedad de decrecimiento se basaría, de entrada, en un cambio de imaginario, un cambio de valores, ya que la sociedad de crecimiento se basa sobre un número de crencias. La creencia de que el hombre debe siempre producir para consumir más, y esto para producir más etc; que debemos trabajar siempre más, para producir más, para consumir más, para ganar más. Se necesita todo un cambio de valores y mentalidad que debe llevamos a otros objetivos, una revalorización de los aspectos no cuantitivos, no mercantiles, de la vida humana. Descubrir otras formas de riqueza que no sean la económica o mercantil, y en particular la riqueza de relaciones, las relaciones más fuertes en el seno de la familia, con sus amigos, con los otros, vivir mejor em sociedad. Eso es mucho más importante que consumir más aparatejos. Reestructurar el aparato productivo, evidentemente, em función de otras formas de producción, porque lo esencial para el planeta es reducir lo que los especialistas llaman 'huella ecológica'". (Tradução nos comentários)

Veja entrevista completa:







2 comentários:

  1. Tradução do post:
    “Concretamente, uma sociedade de decrescimento baseia-se, de início, em uma mudança de imaginário, uma mudança de valores, uma vez que a sociedade de crescimento baseia-se numa série de crenças. A crença de que o homem deve sempre produzir para consumir mais e que, para produzir mais, temos de trabalhar cada vez mais, produzir mais, consumir mais para ganhar mais. É necessária uma grande mudança de valores e de mentalidade que deve levar-nos a outros objetivos, uma revalorização dos aspectos não quantitativos, não mercantis da vida humana. Descobrir outras formas de riqueza que não seja econômica ou comercial, e em especial, a riqueza das relações, as relações mais fortes no seio da família, com seus amigos, com os outros, viver melhor em sociedade. Isso é muito mais importante que consumir mais objetos. Reestruturar o aparelho produtivo, evidentemente, em função de outras formas de produção, porque o essencial para o planeta é reduzir o que os especialistas chamam “pegada ecológica”. (Tradução própria).

    ResponderExcluir
  2. Olá. Vim retribuir sua visita ao Arca e lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.

    ResponderExcluir