segunda-feira, 11 de abril de 2011

Por que Decrescimento?

    
        O Decrescimento é um slogan, utilizado por Serge Latouche para divulgar uma nova proposta de desenvolvimento econômico, ele sugere a mudança de lógica na economia, com este slogan ele tenta impactar a sociedade bem como os teóricos do crescimento ilimitado, de forma a fazé-los refletir sobre a forma de desenvolvimento praticada até hoje, para tanto ele propõe a mudança de paradigma econômico.
        Decrescimento porque, infelizmente estamos a beira do caos ambiental, e a biosfera já não suporta a forma de consumo com a qual estamos acostumados, temos que rever nos modos de vida e rever a economia no seio do meio ambiente, uma boa forma para isso seria a redução do consumo e o fim da obsolescência programada, que provoca o consumo exagerado, bem como a publicidade, que faz do consumidor um escravo, pois quando este mal adquiri um produto ele logo está ultrapassado e portanto será descartado e o indivíduo é motivado pelo apelo da propaganda a comprar outro “melhor e mais novo”.
        O decrescimento se faz necessário porque já não há lógica nessa máquina infernal que é o crescimento desenfreado, uma vez que o mundo é finito, portanto é impossível que o crescimento seja infinito. Precisamos pensar a mudança para então concretiza-la. E agir enquanto ainda há tempo para isso, através do decrescimento, se possível sereno, convivial e sustentável.

2 comentários:

  1. WoW! Legal! Se existem os que pensam so em si, existem os que pensam tambem nao so nos outros mas no mundo todo!

    ResponderExcluir